sábado, 13 de outubro de 2012

a casinha de nicolas

A CASINHA DE NÍCOLAS


Num lindo jardim de flores, morava Nicolas, um caracol que estava descontente por ter um corpo tão incômodo.
_ Por que tenho que levar minha casa por todos os lados? Sou o único que faz isso. As borboletas voam livremente pelo ar, as minhocas se movimentam felizes pela terra, e eu sou tão lento e pesado que só consigo ir daqui para ali bem devagar. Assim, ninguém gosta de me acompanhar nos passeios.
Um dia decidiu abandonar sua carapaça e, num instante, transformou-se numa pequena lesma.
Foi tocar a terra e ficou todo coberto de barro. Como foi difícil limpar seu corpo! Quando conseguiu, começou a sentir uma grande dor nas costas. O sol esquentava com muita força e como Nicolas não estava acostumado a seus raios, ficou cheio de bolhas.
Quase não agüentando de tanta dor, escondeu-se debaixo de uma folha. Mas já estava entardecendo e ele começou a sentir muito frio. 
_ Que bobo eu fui, pensava consigo. Agora eu entendo o valor daquela casinha tão segura. Antes eu não sentia frio nem me queimava no sol. 
Nicolas precisou pedir ajuda para conseguir encontrar a carapaça. As borboletas procuravam voando e as joaninhas buscaram entre as flores. Por fim, a encontraram em meio a uns cravos. Nicolas, sem pensar duas vezes, correu e enfiou-se dentro dela. Agora, estaria seguro e não teria problemas com o sol e o frio.
Nessa noite, lembrando-se de tudo o que havia ocorrido, deu graças a Deus por ser como era. Quentinho e bem protegido, adormeceu tranqüilamente.

(Schimitz, Ilton L. (tradutor) – A casinha de Nicolas – São Paulo: Paulinas: 1989).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez...

"Era uma vez,outra historia assim vai começar e todos vocês, neste mundo encantando vão sonhar, é só escutar com atenção e viajar nas asas na imaginação e a alegria vai tomar o seu coração. " Música que embalou as historias que li quando era criança.